Como aumentar o tráfego do seu site com Link Building.

É impossível garantir uma boa posição nas ferramentas de busca, como o Google, sem links relevantes.


Link Building é um trabalho que visa aumentar a quantidade e qualidade dos links do seu site.


Links são essenciais para o ranqueamento do seu site por diversos motivos. Primeiramente, uma das principais formas que as ferramentas de busca encontram e indexam novas páginas da web (como o seu site) é seguindo links de outras páginas visitadas anteriormente.


Por isso, quanto mais links relevantes apontarem para o seu site, mais os robôs de indexação (crawlers) poderão atualizar a sua posição no ranking. Além disso, a quantidade de links apontando para o seu também é um indicador que seu conteúdo é relevante, o que também afeta profundamente a sua posição.


Qualquer link vale?


Não. É importante ter em mente que o algoritmo do Google (e seus concorrentes) evoluiu muito nos últimos anos. Antigamente era comum ver centenas de links na sessão de comentários de blogs, sites de notícias e fóruns, pois era difícil para a tecnologia da época diferenciar um link verdadeiro de um link falso.


Hoje em dia ferramentas de busca levam diversos fatores em consideração na hora de analisar a qualidade do seu link. A popularidade do site origem, onde no conteúdo da página estava o link, tema discutido na página e muitos outros pontos.


O que é um Link relevante?


Se você vende eletrodomésticos para a cozinha, ter um blog de receitas com links para o seu site faz sentido. Pessoas que gostam de cozinhar podem querer comprar seus produtos.


Mas ter um link apontando para o seu site na sessão de comentários de um portal de notícias policiais...é complicado.

Links não relevantes são extremamente indesejáveis pois podem prejudicar o ranking do seu site. Por isso, é importante buscar, analisar e bloquear links falsos e prejudiciais. Felizmente, com um bom trabalho de SEO você consegue se livrar desse problema.


Como aumentar o número de links relevantes para o meu site?


Existem diversas estratégias que podemos implementar para esse objetivo. Algumas delas são:


· Parceria com Blogs

Entre em contato com blogueiros que trabalham com temas dentro do universo da sua empresa. Um post patrocinado ou recomendação dentro de um artigo é uma ótima forma de construir links poderosos.


· Publieditoriais em sites de notícia

Tome cuidado para criar conteúdo que seja relevante para o seu público, lembre-se que o nível de engajamento do link é tão importante quanto a sua fonte.


· Diretórios Locais, agregadores e listas telefônicas online

Essas são ferramentas muitas vezes gratuitas que frequentemente não são utilizadas por diversas empresas.

Cadastrar sua empresa no Google Maps, em sites de busca e avaliação como Buscapé, Zoom, Yelp, Associações de Comércio e outros são grandes oportunidades de aumentar o número de links que apontam para o seu site de forma segura e relevante.


· Marketing de Conteúdo


Conteúdo relevante e atualizado, que traz valor para os seu cliente (mesmo se esse valor for boas risadas) são ótimas ferramentas para gerar compartilhamentos e, por consequência, novos links fortes para o site. Por isso, é importante que você tenha uma boa estratégia de marketing de conteúdo em todos os pontos de contato digital da sua marca com o consumidor.


E lembre-se: A geração de links é um trabalho contínuo. Não é algo que pode ser implementado por 30 dias e depois esquecido. Links antigos perdem o valor e podem afetar negativamente o seu ranking, por isso, link building é uma estratégia essencial que deve ser usada em todo plano de marketing, independentemente do seguimento.

Recent Posts
Archive