O primeiro passo para escrever anúncios mais efetivos no Google

Uma pesquisa conduzida pelo em Google em 2019 revelou o verdadeiro impacto que a intençãodo consumidor tem na hora dele decidir se vai clicar, ou não, em um anúncio ou conteúdo voltado a um produto que ele esteja procurando.

Por isso, identificar a necessidade (ou expectativa) do seu cliente no momento que ele está na jornada de compra é essencial na hora de escrever anúncios mais efetivos.

Segundo o Google, existem 6 necessidades canônicas que determinam a intenção do consumidor na hora de fazer uma busca online.


· Surpreenda-me

· Ajude-me

· Tranquilize-me

· Ensine-me

· Impressione-me

· Emocione-me


Para que os seus anúncios tenham mais efetividade, é importante que a linguagem que você usa (palavras-chave), a sua landing page e como você apresenta a sua marca estejam alinhados com a intenção subliminar do seu cliente.


Exemplo:

Duas pessoas estão procurando por um hotel para o feriado.

Um busca “Hotéis confortáveis no Guarujá”, e o outro busca “Melhores hotéis no Guarujá”.

O primeiro tem uma necessidade de Tranquilizar-se quanto ao conforto do hotel, por isso responderá melhor a anúncios e conteúdos que foquem na qualidade das amenidades como camas, travesseiros, estacionamento, café da manhã, etc.

Já o segundo quer ser Surpreendido ou Impressionado, e responderá melhor a anúncios que falem dos diferenciais do hotel, com palavras que ressaltem a exclusividade da experiência.


Antes de decidir comprar um produto ou serviço, cada cliente vai passar por pelo menos um destes estágios de necessidade, por isso, sempre que possível, escreva anúncios diferentes para cada um deles.


Em termos gerais, as best practices em cada estágio são:


Supreenda-me: Crie uma experiência divertida que entretenha o consumidor.


Emocione-me: Crie uma aventura curta e rápida.


Impressione-me: Foque em apenas um aspecto impressionante da sua oferta e use palavras que elevem o valor daquilo que você oferece.


Ensine-me: Entre em detalhes sobre a experiência, ofereça depoimentos, avaliações e comparações para informar o consumidor.


Tranquilize-me: Use linguagem simples e muitas perguntas e respostas.


Ajude-me: Oferecer diversos recursos para ajudar o consumidor a tomar a decisão de compra


Conclusão:


Sua primeira tarefa é perguntar: “Qual necessidade subliminar meu consumidor tem?” e “Como posso ajudar?”.

Saber a necessidade por trás da intenção de busca do seu cliente é o primeiro passo para escrever anúncios mais efetivos no Google.

Recent Posts
Archive